Sejam bem vindos ao Vila do Hardware!
Aqui você encontrará dicas e artigos
sobre hardware e dos mais variados
temas da informática.
Volte Sempre!

Como comprar uma placa de vídeo sem ser enganado Parte II

Olá pessoal !

darei continuidade ao post anterior que ensina a você não ser enganado quando for comprar uma placa de vídeo.
Você deve prestar atenção em alguns aspectos da placa:

1º. O fabricante da placa:

marcas-Plvid.png

Dê sempre preferência a marcas conhecidas, como XFX , Point Of View, Asus e Gigabyte, a Zogis também é uma boa marca, embora venha perdendo a qualidade ultimamente

Lembrando: A Nvidia não fabrica placas de vídeo comercialmente (pelo menos em larga escala), apenas fabrica o chipset e faz uma placa de video para demostração do potencial dela, ao contrário da ATI que costuma fabricar placas completas comercialmente, que são apelidadas pelos gamers de "BBA" ("built by ATI", ou "construída pela ATI").
2°. GPU da placa + Tipo de memória e barramento:

Para quem não sabe , GPU é a unidade de processamento gráfico da placa, é ela que processa todos gráficos e efeitos dos jogos, a regra na GPU é simples: quanto mais alto o clock melhor, algumas placas vem com 2 GPU's nesse caso, pegue a velocidade do clock de uma das GPU's da placa e multiplique por 2, você terá clock efetivo da placa de video.



mas tão importante quando o GPU, o tipo e a quantidade de memória a ser utilizada precisa estar equilibrado com o GPU para não haver gargalo no desempenho da placa de video , hoje em dia, as placas do tipo low-end e a maioria das mid-end vem com memórias do tipo DDR-2, que tambem são usadas no computador. Já as placas high-end e algumas mid-end top de linha usam usam memórias de alto desempenho,específicas para trabalharem com texturas e gráficos 3D, alguns exemplos são GDDR2,GDDR3,GDDR4,e GDDR5 , esta última, que é o tipo mais rápido de memória que existe para gráficos apenas é utilizado nas placas da ATI e não há previsão do uso delas em placas da Nvidia.

Preste atenção numa coisa muito importante muito importante quanto as memórias, de nada adianta ela ter mais de 1GB de capacidade e ser de um tipo de ultima geração se o barramento dela for muito lento. O barramento é a velocidade que a memória consegue se comunicar com o GPU e o barramento AGP ou PCI-Express. para efeito de comparação vou dar um exemplo das velocidades de barramento das três categorias:

Nome da placa: categoria: Clock da memória: Velocidade do barramento: taxa de transferência
GeForce 6200TC Low-end 666 Mhz 32 bits 2,66 GB/s
GeForce MX4000SE Low-end 166 Mhz 64 bits 2,66 GB/s
GeForce 8600GT Mid-end 1400 Mhz 128 bits 22,4 GB/s
GeForce 8800GT High-end 1800 Mhz 256 bits 115,2 GB/s
GeForce GTX285 High-end 1242 Mhz 512 bits 159 GB/s
GeForce GTX295 High-end 999 Mhz 896 bits (448 por GPU) 223,8 GB/s

percebeu a diferença na taxa de tranferência ? , quanto maior for o barramento, melhor será a taxa de transferência dela. O ideal é que ela tenha no mínimo 128 bits de barramento, abaixo de 128 bits, o desempenho será sofrível e você não conseguirá rodar os jogos mais atuais de maneira satisfatória.

3°. Versão do DirectX e Shader Model :

directx9vs10wv9.jpg
Se você faz questão de ter o gráfico mais realista possível, leve em conta a versão do DirectX que a placa suporta, eu recomendo que leve uma placa com a versão mais atual do DirectX (atualmente o DirectX 10.0 ou 10.1) para não ter problemas de compatibilidade, caso não possa ter uma placa compatível com DirectX 10, uma placa DirectX 9 lhe sairá mais em conta . De forma alguma compre placas de vídeo com DirectX abaixo da versão 9 pois todos o jogos dos ultimos 3- 4 anos suportam apenas DirectX 9 ou superior.

4°. Fabricante da GPU:
nividiaxati.jpg
Chegamos agora num verdadeiro campo de batalha , a ATI sempre quer estar a frente da Nvidia e a Nvidia sempre quer estar a frente da ATI, tanto que se você perguntar a especialistas da área de informática qual das duas é melhor, alguns vão dizer que é a ATI ,outros a Nvidia e pelo menos um vai dizer que as duas estão empatadas.

para lhe ajudar na escolha, vou citar os pontos fortes e pontos fracos de cada fabricante:


Nvidia:
Pontos fortes:
  • tecnologia Physis™ e CUDA™ pra processamento de fisica dos jogos e processamento de vídeo
  • maior clock do GPU
  • não esquenta tanto durante jogos pesados

Pontos fracos:

  • costuma ser um pouco mais cara em relação as equivalententes da ATI
ATI:

Pontos fortes:

  • Usam memória do tipo GDDR5, a mais rápida que existe no mundo
  • Saiu na frente anunciando a HD5870X2 uma high-end que já tem completo suporte ao DX11.
  • tem sua própria linha de placas de vídeo, reduzindo assim o custo dela
Pontos fracos:

  • os seus drivers (ATI Catalist) as vezes dão problemas
  • há problemas de compatibilidade em alguns poucos jogos,causando erros de textura.
  • seu GPU esquenta demais
SUFIXOS:

Os sufixos indicam que placas tem um maior ou menor desempenho no mesmo segmento.

Nas placas da Nvidia:

Ultra > GTX > GTS > GT > GSO > GS > NU > LE > XT

Nas atuais placas da ATI são usados o terceiro numero do nome para essa indentificação, quanto maior o numero melhor:




Ex.: HD3870, HD3850, HD3830

sendo que a primeira (HD3870) é a mais forte e a ultima (HD3830) a mais fraca.

Mas para as gerações passadas da ATI, era usado um sistema parecido com o da Nvidia:

XTX > XT > XL > PRO > GTO > GT > SE

Lembrando: num mesmo segmento..raramente existem todos os sufixos


SLI e Crossfire:

As duas tecnologias tem o mesmo propósito. elas permitem que você conecte duas ou mais placas de vídeo pci-expresss para melhorar a performance nos gráficos, mas cada fabricante de GPU colocou um nome e especificações diferentes:

SLI para as Placas da Nvidia e Crossfire para as da ATI

mesmo sendo duas placas conectadas a performance não chega a dobrar literalmente, depende muito do caso, para vc ganhar performance com um sistema dual VGA também é necessario que o jogo suporte isso. Hoje em dia já tem vários jogos que ganham desempenho, porém o ganho de desempenho depende de alguns fatores.

Um exemplo: fazendo um Crossifre de duas HD3850 numa resolução de 1024x768 vc tera um ganho praticamente nulo em relação a uma unica HD3850.Porem em uma resolução mais alta, como 1600x1200 ou mais, e com filtros no talo, o sistema com duas VGAs pode lhe proporcionar até 90% de ganho, mas como eu já disse, isso varia muito de jogo para jogo

Mas atenção:

Não é qualquer placa-mãe com dois slots pci-express que suportam as duas tecnologias,algumas só suportam SLI, outras só Crossfire

Para saber qual placa mãe suporta, consulte o site do fabricante da placa mãe e lembre-se, duas placas de video significam que vc irá precisar de uma fonte muito mais potente (600 Watts reais ou mais)

Bom, por hoje é só. sei que demorou um pouco para ser postada a segunda parte, pois estava pesquisando um pouco mais sobre esse assunto pra trazer a vocês um bom guia que realmente lhes ajudem,espero que tenham gostado e até o próximo post o/


0 comentários:

Postar um comentário