Sejam bem vindos ao Vila do Hardware!
Aqui você encontrará dicas e artigos
sobre hardware e dos mais variados
temas da informática.
Volte Sempre!

7 dicas para um computador bem refrigerado

Olá pessoal! Hoje darei algumas dicas de como manter seu computador bem refrigerado, o que não é nada fácil de se fazer em pleno verão, ainda mais aqui no recife, que está praticamente 40° a sombra. :P

A importância de um computador bem refrigerado é simples,quanto mais frio um computador estiver, melhor será o desempenho dele nos jogos 3D,aplicativos pesados e até tarefas simples como um digitar um texto no Word, além de aumentar e muito a vida útil dos componentes do computador,principalmente o processador e a placa de vídeo.
1° - Um gabinete grande e bem ventilado:
Item básico para se ter o mínimo de ventilação adequada,deve ter no mínimo o suporte a instalação de uma ventoinha frontal para puxar o ar frio pro computador,uma ventoinha traseira para puxar para fora o ar quente e de preferencia um um duto ou uma ventoinha grande em cima do cooler do processador pra ajudar na refrigeração do mesmo,o mais importante é que nenhuma entrada de ar  não fique obstruida de jeito nenhum.
 
 
2° – Deixe o computador em um local fresco e arejado:
De nada vai adiantar um gabinete com boa ventilação se o lugar onde o computador está instalado parece mais uma sauna de tão quente que está,pois o ar que vai entrar no gabinete vai estar tão quente como o ar já está dentro,tornando a refrigeração dos componentes quase nula. A temperatura ideal que deve ter uma sala que terá um ou mais computadores instalados é  25~30 °C , de preferência em uma sala com ar-condicionado ou que seja bem ventilada, e o mais importante: não deixe o gabinete praticamente colado com a parede! Pois isso prejudica a saída do ar quente do computador tornando novamente nula a refrigeração, deixe um espaço de pelo menos um palmo (aproximadamente 20 cm) entre a parede e o computador para que o ar quente possa se espalhar e não voltar pro computador.
image 3°-Um cooler adequado para seu processador:
Se você é um usuário comum,não tem processador top de linha e/ou não faz overclock nele ou não usa programas e jogos pesados, o cooler que veio com o seu processador já é mais do que suficiente.
caso você seja um verdadeiro heavy-user do seu pc e põe ele aos limites mais extremos com overclocks agressivos e usa programas de fazer o PC suar,se você ainda usa o cooler padrão, troque urgente! pois seu processador corre risco de vida. Dê preferencia aos coolers que tenham heat-pipes,(que são como tubulações ocas ou com algum líquido refrigerante)  e que tenham uma base polida,de preferência que seja de cobre, e de marcas conhecidas, como Akasa,Thermaltake ou Coolermaster. Os preços podem variar desde 50 a  mais de 200 R$ dependendo do modelo, lembrando: quando for comprar o cooler verifique se ele é compatível com o soquete do seu processador.

4°- Uma boa pasta térmica:
   Apesar de que coolers realmente bons e os coolers que já vem com o processador já virem com uma pasta térmica de boa qualidade,a partir do momento que você retirar o cooler do processador depois de ter instalado ele, a pasta térmica já vai estar contaminada pela sujeira e vai interferir na dissipação de calor.
Dê preferencia aquelas que tenham prata ou cerâmica na composição da pasta térmica que ajudam mais na dissipação de calor, geralmente elas são vendidas em bisnagas de 15 a 30ml e podem custar de 10 a 30 reais. Para os mais econômicos tem a tradicional pasta térmica branca,que é feita com compostos de silicone,vem em um potinho e não custa mais do que 5 reais.
 Quero deixar uma coisa bem clara uma coisa aqui, não importa o que o vendedor lhe diga : pasta térmica não esfria nem refrigera o processador sozinha! ela apenas ajuda na transferência de calor preenchendo as ranhuras microscópicas que existem entre o processador e o cooler,melhorando a transferência de calor do processador. A melhor pasta atualmente é a Artic Silver 5 ,que é feita de mais de 90 % de compostos de prata e custa aproximadamente 30 reais.
Importante:se o seu cooler veio com uma espécie de chiclete rosado ou branco colado na base, retire ele! é uma liga térmica feita de elastano que seca e endurece depois de algum tempo instalada,depois que isso acontece,ela passa a prejudicar em vez de ajudar a dissipação térmica e é um sacrifício pra remover ela do cooler depois disso.
5°- Ventoinhas adicionais no Gabinete:VENTRL040
Como foi falado na primeira dica, é sempre bom ter ventoinhas no gabinete, mas não é qualquer ventoinha que vai garantir uma real diferença na refrigeração  do gabinete, ela deve ter uma boa taxa de RPM (Rotações Por Minuto) de preferência acima de 2000 RPM, o que irá garantir uma boa vazão de ar dentro gabinete, tanto para entrada como saída de ar. O preço pode variar de 20 a 50 reais por ventoinha
também é importante o tamanho da ventoinha, o ideal é colocar o tamanho máximo permitido pelo gabinete, pois já foi projetado para aquelas condições, mas se você é um adepto do case mod e sabe como personalizar um gabinete usando ferramentas de corte,aconselho as seguintes medidas:
  • uma ventoinha de 120 a 200 mm na parte frontal do gabinete para puxar o ar para dentro do gabinete
  • uma ventoinha grande de 120 a 200mm na tampa do gabinete ou um duto de ar pro processador e uma ou duas ventoinhas de 80 mm em cima da placa de vídeo e placas instaladas no PCI
  • uma  de 80 a 120mm na parte traseira para exaustão de calor
  • uma de 120 a 200mm instalada no “teto” do gabinete para exaustão de calor
se sua fonte de alimentação do computador tiver uma ventoinha interna,melhor ainda, pois ela também vai ajudar a retirar o ar quente do computador.
aqui um esquema rápido de como ficaria o fluxo de ar:
teste3mk2 copy

O ar frio virá pela ventoinha frontal e refrigera os hd's, placa de vídeo e as placas instaladas no pci.quando esse ar estiver quente,os dois exautores do gabinete e o da fonte se encarregam de joga-lo para fora do gabinete.
6°- Deixe os fios e cabos internos bem organizados:
image
Fios e cabos desarrumados no gabinete(como o da foto ao lado) são um verdadeiro problema,principalmente se seu gabinete for de um tipo compacto. Por que além de atrapalhar a circulação interna de ar do gabinete, pode acabar se enroscando nas hélices das ventoinhas,diminuindo sua rotação ou até danificando permanentemente ele.
Se você ainda tem um HD ATA ,você deve deixar o cabo flat o mais longe possível da placa-mãe,empurrando ele para dentro das baias do gabinete,deixando a placa mãe livre de qualquer cabo que possa interferir na ventilação.
image

Existe também a opção de usar um cabo flat enrolado (foto a direita) cujo sua espessura não interfere na ventilação interna do gabinete,além de dar um estilo a mais ao seu computador :)
O mesmo vale para os fios da fonte.Qualquer fonte real que se preze vem com os seus fios envolvidos numa malha de nylon,caso a sua não seja uma fonte real,use prendedores de plástico para mante-los bem presos e distantes das ventoinhas.
O mesmo vale para os fios de conexão do painel frontal do gabinete.

7°- mantenha as ventoinhas sempre limpas e sem poeira:
  De tempos em tempos o desempenho da ventoinha vai caindo por acumulo de poeira nas pás e falta de lubrificação do rolamento dele (foto ao lado).Por isso faça uma revisão completa das ventoinhas pelo menos a cada 3~6 meses,limpe com um pincel macio e álcool isopropílico ou WD-40 a poeira e lubrifique o rolamento com óleo de máquina se necessário,uma boa receita para manter quase que “eternamente” essa lubrificação é adicionar uma colher de chá rasa de vaselina derretida ao óleo de máquina colocado no rolamento, a ventoinha vai ficar como nova :D

 Dica extra:
hwm1 Para poder monitorar a temperatura dos componentes, recomento o HW Monitor.É grátis e além de mostrar a temperatura dos componentes,ainda dá a velocidade mínima e máxima do cooler e das ventoinhas com suporte a verificação de velocidade e as voltagens da fonte da fonte de alimentação.



Bom,por hoje é só. ficou meio grandinha a postagem mais garanto que se você seguir todas essas dicas, você ganhe de 5 a 10°C a menos no seu computador,parece pouco, mas para um computador isso é essencial para manter um bom desempenho.

Até a próxima o/

0 comentários:

Postar um comentário